terça-feira, 9 de julho de 2013

Google desenvolve óculos conectados à internet

O Google está trabalhando em um projeto conectado à internet. Por meio desses óculos, seria possível obter informações sobre um objeto apenas olhando para ele. Eles deverão integrar ainda mais a internet ao nosso cotidiano. Através de uma tela pequena e transparente, as informações serão recebidas e ainda será possível ver pelos óculos.
O conceito por trás disso chama-se realidade aumentada, em português. Os óculos fornecem informações sobre os produtos que estão sendo vendidos no momento ou sobre qualquer outra informação de interesse da pessoa. Uma possibilidade levantada pelo Google é integrar um sistema de navegação, ou seja, informações sobre nomes de ruas e percursos.
O óculos deve ser lançado no mercado ainda esse ano e os protótipos já estão sendo distribuídos a um preço equivalente a 1.500 dólares. A chave do sucesso está no hardware, pois um fator decisivo será o peso dos óculos quando eles forem ser usados o dia inteiro. Um smartphone comum pesa entre 100 e 150 gramas. Claro que o display dos óculos é bem menor, mas ele terá que ter uma bateria que, logicamente, não poderá ser recarregada a cada uma ou duas horas.
Isso significa que é decisivo como esse hardware será dimensionado , sua leveza e facilidade de operação, e também se a conexão com a internet é boa.  É preciso esperar para ver se tudo isso funcionará numa estrutura compacta ao lado da cabeça, e também em locais fechados. Um outro problema que está em questão, é que com o Google Glass pode-se filmar e fotografar absolutamente tudo, em todos os lugares, o tempo todo. O Google pensou nisso, tanto que os óculos acendem uma luzinha quando estão gravando e não parece muito difícil desabilitar, ou mesmo cobrir, esse LED. Mas o receio de estar sendo filmado ou fotografado por um estranho poderá fazer com que os óculos do Google sejam execrados em praticamente todas as situações sociais e proibidos em muitos lugares.

Fonte: Revista Abril


Nenhum comentário:

Postar um comentário