Irritações, conjuntivite, inflamações. Todas essas doenças oculares podem tanto acontecer com um adulto como com um bebê. Como os olhinhos do nenê são muito delicados, muitas vezes, mães e pais ficam com medo de limpá-los. Mas é muito importante ter higiene com olhos desde cedo.
Porém, os pais precisam saber que a falta de limpeza pode levar a infecções, como conjuntivites ou blefarites. Ambas trazem desconfortos aos bebês, como pálpebras vermelhas, coceira e secreção excessiva.
Para evitar essas infecções oculares, é preciso limpar os olhos do bebê na hora do banho, com um chumaço de algodão umedecido em água morna. Caso haja alguma secreção, fica mais fácil removê-la com uma gaze macia e dobrada ao meio.
Segundo especialistas, a água boricada deve ser evitada, pois pode provocar a formação de cristais e irritar ainda mais a área. O mesmo vale para o cotonete, já que um movimento brusco do bebê causa ferimentos. Quanto ao colírio, este é um medicamento e não deve ser usado para fazer a higiene dos olhos do bebê.
Conjuntivite neonatal, Conjuntivite após alguns meses de vida e Blefarite são algumas das infecções oculares que podem atingir os bebês.
Confira a reportagem completa no site:
http://frank_william.dihitt.com.br/n/saude/2013/03/18/limpe-os-olhos-de-bebe-sem-machuca-los-e-previna-doencas-oculares-2
Nenhum comentário:
Postar um comentário