Entre todos os sentidos sensoriais, a visão é responsável por dar cor à vida. O Teste do Olhinho, conhecido
também como Reflexo Vermelho, ajuda a detectar problemas como catarata congênita, retinoblastoma (tumor intraocular), glaucoma, retinopatia da prematuridade e até mesmo a cegueira.
Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), uma criança fica cega a cada minuto no planeta. Ainda de acordo com a SBOP, no Brasil, 60% dos retinoblastomas (tumores) são diagnosticados tardiamente, quando já não é possível salvar a criança do problema.
De acordo com a neonatologista do Hospital e Maternidade São Luiz, Julia Kimori, o exame de triagem para diagnóstico de patologias oculares é fundamental para prevenir a ausência de visão. “O Teste do Olhinho deve ser realizado nos primeiros dias de vida, no período de permanência na maternidade, se possível na sala de parto, mas não necessariamente”, diz a médica.
Exame
Não é obrigatório, como o Teste do Pezinho, mas os pais devem ficar atentos e verificar se está incluso no pacote do plano maternidade ou se é necessário adquiri-lo.
O Teste do Olhinho é rápido, indolor e não invasivo. “Não usamos colírio no procedimento, apenas o oftalmoscópio, aparelho que direciona uma luz específica que permite observar a coloração da pupila”, explica a neonatologista.
Se a cor refletida for vermelha, assim como acontece nas fotografias, indica que os olhos do recém-nascido estão normais. Já a ausência do reflexo ou cor anormal pode ser indício de problema ocular. “Quando há alteração no teste, com máxima urgência, o bebê é encaminhado para avaliação oftalmológica. Assim, o médico solicita exames de diagnóstico para conduzir o tratamento.”
Prematuro
O pré-termo, assim que nasce, pode ter uma patologia ocular diferente. Conhecida como retinopatia da prematuridade, ocorre por conta da não formação completa dos vasos sanguíneos da retina. Por isso, para os prematuros o exame do fundo do olho é essencial. O tratamento precoce diminui o risco de miopia, estrabismo e deficiência visual.
Primeira consulta
Julia Kimori alerta para a importância da primeira consulta ao oftalmologista. “Mesmo que o Teste do Olhinho tenha sido positivo, com 3 meses de vida a visão do filho já pode ser avaliada novamente”, finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário