quarta-feira, 30 de outubro de 2013

O que é estrabismo?

O estrabismo é uma anomalia oftalmológica em que os olhos perdem o paralelismo e ficam desalinhados. Há casos que se iniciam na vida adulta, mas maiorias das ocorrências são verificadas logo na infância. Afeta na mesma proporção indivíduos de ambos e o sexos e pode ter causa hereditária.

Há três tipos de estrabismos:
  • Concomitantes: O desvio é permanente, mas podem ser de apenas um olho e alternado. Ou seja, há momentos em que um está desviado e o outro está local correto e vice versa.
  • Intermitentes: Alternam em momentos em que os olhos estão alinhados e momentos que estão com desvio.
  • Latentes: Só verificados com testes oculares específicos.
Há três tipos de desvios.
  • Convergente: desvio para a área interna dos olhos.
  • Divergente: desvio para a área externa dos olhos.
  • Verticais: um olho fica mais baixo ou mais alto do que ou outro.

Os músculos que controlam os olhos devem trabalhar em equilíbrio e harmonia para que possamos focalizar ambos os olhos em algo e haver o paralelismo perfeito. Usando de estímulos nervosos, quem exerce o controle desses músculos é o cérebro.  Sendo assim, quando há certos tipos distúrbios cerebrais os olhos são afetados pelo estrabismo.
 
O tratamento vai depender da causa, mas pode ser clínico, óptico ou cirúrgico e tem como finalidade principal preservar a visão, readquirir a visão binocular e alinhar os olhos, eliminando os desvios.

Cabe ao oftalmologista fazer o diagnóstico e escolha do tratamento, mas qualquer seja o método, o indicado é ser iniciado o quanto antes, aos primeiros sinais.
Continue Lendo


terça-feira, 22 de outubro de 2013

O que é discromatopsia?

É o nome de uma doença hereditária e genética que provoca alterações nas visões das cores. Há vários tipos de discromatopsia e elas estão ligadas as três cores básicas, vermelho, azul e verde.

A retina possui três sensações nos seus receptores, o tritan (azul), o deuteran (verde) e o protan (vermelho). Quando falta um destes pigmentos ocorre a discromatopsia, ou seja, alteração para aquela cor.

Para os casos em que há a falta destes três pigmentos dá-se o nome de discromatopsia completa, ou daltonismo. Porém os casos de daltonismo são raríssimos, atingem 0,0001% da população enquanto os casos de discromatopsia ocorrem em 8% das pessas.

A discromatopsia não tem cura, e é uma doença hereditária transmitida pela mulher e é geralmente descoberto na fase escolar, quando a criança começa a aprender as cores. Vale lembrar também que esta doença não tem nenhuma relação com outras doenças oftalmológicas e também não evolui.
Clique na imagem abaixo e faça o teste para saber se você tem daltonismo ou discromatopsia.

Continue Lendo


terça-feira, 15 de outubro de 2013

O que pode causar o terçol?

Trata-se de um processo semelhante ao da formação da acne, que ocorre quando há obstrução de uma glândula sebácea. Consiste na inflamação ou infecção bacteriana das glândulas situadas na borda da pálpebra, próximas aos cílios.
 
Uma das principais causas que contribuem para o surgimento do terçol é a falta de higiene o uso de lentes de contato e a não retirada de maquiagem antes de dormir.
 
Porém esta doença pode também estar relacionada ao sistema imunológico já que, por se tratar de agentes infecciosos, acomete pessoas com imunidade baixa.
 
Portanto aliado a baixa imunidade a falta de higiene ocular pode contribuir para o aparecimento de terçol. Lembre-se, o terçol pode desaparecer com o tempo, mas o ideal é que assim que aparecer qualquer sinal da doença procure um oftalmologista.
Continue Lendo


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Acessórios femininos combinam com óculos de grau?

Mundo feminino logo se pensa em artigos como pulseiras, brincos, roupas, sapatos e por aí vai… Coisas que para mulheres são indispensáveis! Hoje vamos dar dicas para as mulheres que usam óculos de grau, mas não dispensam o uso de acessórios.
 
A primeira coisa que deve ser levada em consideração é: perca o medo de misturar os acessórios. Não se intimide e não pense que só os brinquinhos pequenos estão liberados. Dá para usar até brincão e colarzão, desde que se use do nosso velho amigo chamado bom senso.
 
Lembre-se sempre de contrabalancear a cor dos acessórios com o tipo de armação. Nunca saia toda de prata, de dourado ou de tartaruga para não ficar over. Tenha cuidado com o quesito “muita informação”. Se os óculos são do tipo grandão, diminua o tamanho dos acessórios e vice e versa. Brincos grandes combinam melhor com armações mais leves.

Pegue o caminho oposto dos seus acessórios. Se eles já são muito brilhosos ou coloridos, escolha armações mais leves e de cores clássicas. Nada de lateral com brilhinhos. Se os acessórios são mais descontraídos e informais, você pode escolher modelos de acetato maiores. Nesse caso, solte sempre os cabelos para esconder um pouco os brincos. Cuidado, também, com os acessórios de cabelos. Prefira presilhas laterais ou rabos de cavalo para não trazer muita informação para frente da cabeça. Se os óculos são mais do tipo quadradinho, “estilo executiva” prefira acessórios menores e mais discretos para acompanhar o estilo. Os óculos de modelo “gatinha” são ultra femininos e pedem acessórios igualmente femininos, mas sem exagero. No máximo um brinco ou colar, e pronto já está linda e enxergando bem com seu acessório indispensável seus belos óculos!
Continue Lendo


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Óculos Geeks tendência e preferidos dos famosos

Antes um acessório reconhecido coisa antiquada agora é moda dos famosos os “óculos Geeks”, com armações mais pesadas e geralmente pretas, eles se tornaram acessórios indispensáveis nas produções de qualquer um que quer ter uma aparência mais “moderninha”.

O termo geek é uma gíria inglesa usada para definir uma pessoa nerd, inteligente e antenada com tecnologia, internet e aparelhos eletrônicos.

Os modelos são vários e tudo que você tem que fazer é escolher o que mais combina com você!
Acessórios bastante ousados e possuem aros grandes, produzidos de materiais como plástico e acetato. Inspirados nos óculos escuros as armações dessas peças com pegada vintage podem ser mais quadradas, arredondadas, ter formato de gatinho, estilo aviador ou arredondando.

As versões agora coloridas são as queridinhas das artistas jovens. Escolha o seu e abuse da moda fashion!

Continue Lendo