Com a chegada do inverno, o tempo em quase todo o país começa a ficar seco, o que requer maiores cuidados. Além dos problemas respiratórios, os olhos sofrem bastante com a baixa umidade do ar. O ressecamento das lágrimas pode provocar a síndrome do olho seco, formada por vários fatores que levam à má lubrificação do olho. Os sintomas são ardência e sensação de areia nos olhos.
A doença é muito comum em pessoas que trabalham em ambientes fechados e passam muitas horas do dia em frente ao computar. Por ficar parado, fixando a visão no monitor, a tendência é piscar menos. Em um ambiente com ar refrigerado, a umidade relativa do ar diminui e o ressecamento aumenta, provocando maior incidência da síndrome do olho seco. Além disso, passar muitas horas em frente ao computador pode provocar outra doença dos olhos cada vez mais comum, a Síndrome da Visão do Computador.
Apesar de ser uma disfunção comum, é possível adotar medidas preventivas para evitar o surgimento da síndrome do olho seco: usar óculos escuros, não passar mais de 40 minutos em frente ao computador sem descansar a vista, evitar o ar-condicionado e a automedicação, e, sempre que possível, permanecer em ambientes umidificado, são algumas das atitudes que podem diminuir os risco de se contrair a doença. Especialistas indicam também a famosa e antiga compressa com água gelada, água filtrada com uma gaze ou uma toalhinha limpa. A temperatura ideal, inclusive, da compressa para os olhos é a temperatura da água que a gente usa para beber.
O uso de colírios de lágrimas artificiais é também indicado em casos um pouco mais avançados da doença. Porém, seu uso é recomendado por oftalmologistas com algumas ressalvas. Esses produtos possuem conservantes e, quando aplicados em excesso, deixam os olhos ainda mais secos. Soro fisiológico e, eventualmente, um colírio lubrificante, sempre devem ser utilizados com orientação médica. Existem vários no mercado excelentes que realmente protegem de maneira eficaz aumentando a proteção e favorecendo a produção artificial de lágrimas.
Para amenizar os problemas causados pela síndrome do olho seco, recomenda-se também usar umidificador ou toalhas molhadas e procurar evitar colocar a mão nos olhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário