sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Saiba como proteger os olhos da poluição

Nas grandes cidades a poluição se tornou um dos mais complexos problemas urbanos, gerando diversos danos à saúde da população. Entre os principais fatores de risco à visão provocados pela piora da qualidade do ar, estão a Síndrome do olho seco, alergias  e conjuntivite. Estudos afirmam também que a inalação de corticoide para asma aumenta o risco de catarata.


O tempo seco e o aumento da poluição do ar, característicos do outono, provocam o ressecamento das lágrimas e diminuem a proteção dos olhos. Nesta época do ano costuma dobrar o número de pacientes que chegam aos consultórios médicos com olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada.

Estes sintomas podem sinalizar a Síndrome do olho seco, que atinge 18 milhões de brasileiros, além de outras doenças da visão como alergias oculares e conjuntivite. Para cada doença é indicado um tratamento diferente e o uso de medicação inadequada pode transformar estas alterações em graves problemas oculares.

É preciso estar atento, pois a o olho seco, por exemplos, se mal cuidada pode evoluir para uma úlcera na córnea. Alergias oculares sem tratamento adequado, por sua vez, predispõe ao ceratocone, deformação da parte central da córnea, por causa do hábito de coçar os olhos. Já a conjuntivite pode formar cicatrizes na córnea que diminuem a acuidade visual. Para evitar complicações a recomendação é procurar um oftalmologista ao primeiro sinal de desconforto.

Dicas de prevenção e tratamento
  
Para se prevenir da Síndrome do olho seco, oftalmologistas recomendam que, neste período do ano, as pessoas bebam pelo menos 2 litros de água por dia e incluam na dieta frutas e verduras ricas em vitamina A e E, além de ômega 3, encontrado na semente de linhaça e nozes. Alimentos ricos em carboidratos e carne bovina não são recomendados. Evitar ambientes com ar condicionado e manter vasilhas com água nos ambientes de maior permanência para manter a umidade do ar são também muito recomendados.

As alergias oculares devem ser combatidas evitando-se o acúmulo de plantas, flores e animais com pelos dentro de casa, que deverão ser mantidas arejadas e livres de pó. Substituir a vassoura por um aspirador de pó e usar panos úmidos ao invés de espanador também podem ajudar. Uma recomendação importante nestes casos é sempre evitar esfregar ou coçar os olhos.

Uma das doenças mais comuns neste período, principalmente em crianças, é também a conjuntivite e para evitá-la especialistas recomendam lavar frequentemente as mãos e nunca compartilhar maquiagem, fronhas, toalhas e colírios. Não levar as mãos aos olhos e evitar ambientes fechados ou aglomerações são também indicados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário