Muitas vezes, quando nos deparamos com alguma dificuldade visual ou doença ocular, surge a necessidade de consultar um profissional médico especializado na saúde dos olhos. Normalmente pensamos no oftalmologista. Porém, existem outros profissionais também especializados na visão e, muitas vezes, por falta de informação as pessoas não sabem identificar qual deles será mais adequado para resolver o seu problema.
Neste sentido, a dúvida mais comum consiste em confundir o oftalmologista e o optometrista. Profissões que, apesar das semelhanças, são muito diferentes em seu propósito e atuação. Mesmo que ambos tenham por base de trabalho os olhos e a visão, cada um deles detém conhecimentos específicos para solucionar problemas oculares.
A diferença entre oftalmologista e optometrista reside essencialmente no espetro de responsabilidades de cada um. Tanto um como outro necessitam de uma formação profissional avançada, e de passar em exames que os certificam para a profissão.
Optometrista
A Optometria trabalha fora do “órgão globo ocular”, focado no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, visão “de perto” e aplica exercícios para corrigir defeitos da visão. A Optometria não trata ou cura o “órgão globo ocular” (competência da medicina), não faz diagnósticos de doenças, não receita medicamentos. Cabe ao optometrista emitir fórmulas para óculos, também conhecidos como “receita”, que não são remédios, afinal, óculos não são ingeridos ou injetados. Não tem contraindicação e não fazem mal a saúde.
O optometrista pode ainda examinar o estado da visão do doente e prescrever tratamento adequado para alguma deficiência que possa encontrar. No entanto estas apenas incluem a hipermetropia, miopia e estigmatismo. Os tratamentos para essas condições passam pela prescrição de óculos ou lentes de contato.
Oftalmologista
Nesta profissão o especialista concentra-se na saúde dos olhos, capacidade de visão, doenças e condições que podem acontecer na zona visual. Cuidar da saúde dos órgãos da visão é o objetivo deste profissional e o motivo pelo qual se especializou. Este pode diagnosticar e prescrever óculos ou lentes de contato para corrigir algum problema de visão, ou mesmo prevenir.
O oftalmologista pode ainda realizar procedimentos cirúrgicos nos olhos ou em qualquer parte próxima deles quando necessário. Resumindo, um oftalmologista diagnostica, trata, corrige e atua sobre as várias condições do olho sempre que necessário.
Qual deles escolher
Apesar do trabalho destes dois profissionais ser, muitas vezes, complementar. O paciente deve consultar um oftalmologista quando suspeita sofrer de algo que afete a condição do olho e não possa ser corrigido apenas pela prescrição de óculos ou lentes de contato. Por outro lado, o simples diagnóstico e avaliação da capacidade de visão podem ser feitos apenas pelo optometrista sem qualquer envolvimento de outro profissional.
Em muitos casos ambos os profissionais podem trabalhar em parceria para resolver os problemas do doente. Alguns optometristas podem ainda recomendar ao doente, caso considerem necessário, consultas ao oftalmologista.
Fonte: Wikipedia, Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Guia Óptico